F.A.Q.

Esta iniciativa é um movimento cívico aberto. Não precisam de se registar em lado nenhum (podem confirmar a vossa presença através da página do evento no Facebook).  A adesão é feita através da presença no dia 12. Mas se quiserem entrar em contacto connosco, podem-no fazer através do Facebook ou:

geracaoarasca@gmail.com

geracaoarasca.porto@gmail.com

 

Há várias formas de contribuir:

Divulgação: podem comunicar aos vossos contactos a vossa presença. Pedimos que reenviem em anexo o manifesto do Protesto (podem descarregá-lo em geracaoenrascada.wordpress.com). No blog também poderão descarregar o cartaz do protesto e flyers que poderão utilizar, imprimir e distribuir por quem quiserem. Como deverão compreender, sendo este um movimento aberto – e não sendo apoiado por nenhuma estrutura de base de qualquer tipo-, esta iniciativa vive à custa do tempo e dinheiro que cada um dedica à sua divulgação. Podem distribuir flyers e cartazes por pessoas para que os coloquem em sítios específicos (lojas, restaurantes-bares, ou outros sítios que tenham grande movimento de pessoas, etc) ou mesmo por pessoas em particular (p.e. distribuição um-a-um; já vieram também pessoas a dizer que iam afixar um cartaz no seu carro, etc.).

Mobilização: Em conjunto com a distribuição dos documentos que mencionei acima, poderão também apelar aos vossos contactos ou a quem mais quiserem que participem, realçando a importância de dar voz a um problema que afecta tantos de nós. Esta iniciativa nasceu precisamente por vermos tanta precariedade à nossa volta, com amigos e familiares, e não haver ainda uma mobilização que fosse transversal à sociedade para além das fronteiras político-partidárias e ideológicas que normalmente marcam a vida cívica. Acreditamos que, em democracia, não se pode ignorar tanta gente que é afectada e daí a importância de demonstrar que há muitas pessoas (independentemente da geração a que pertencer) que consideram que esta situação é insustentável para o presente e o futuro do País o mais abrangente possível.

Organização: incentivamos que toda a sociedade civil (enquanto indivíduos ou entidade colectiva) prepare as suas próprias demonstrações no protesto desde que sejam congruentes com o manifesto do Protesto. Podem ser faixas, cartazes e tudo o mais o que a vossa imaginação conseguir elaborar. A organização já teve algumas ideias: que cada indivíduo traga no dia 12 uma página A4 onde esteja explicado os motivos da sua comparência no protesto, que irá ser posteriormente entregue em AR. Isto daria não só um perfil da abrangência que o problema coloca a tantos cidadãos, como seria uma forma (se for adoptada massivamente) de mais realisticamente dar uma estimativa de quantas pessoas estariam presentes. Outra forma que pensámos foi que cada um adoptasse o logo do protesto e, no dia do evento, trouxesse consigo um coração (de papel, desenhado na mão, etc.) para demonstrar que há muitas pessoas com “o coração nas mãos”. Uma alternativa relacionada com esta ideia, para as pessoas que não poderão comparecer no evento, seria que usassem uma peça de roupa ou acessório (uma t-shirt/camisola, pin/crachá, etc.), que contivesse o tal coração. Incentivamos também a quem compareça no dia 12 que faça uma demonstração do seu talento e competência que julgue estar a ser desaproveitado. Mais uma vez, a imaginação é o limite, e todas estas iniciativas são bem-vindas desde que estejam enquadradas no espírito que o manifesto pretende reforçar.

Desculpem a extensão da mensagem, mas quis ser o mais completo possível.

Melhores cumprimentos e esperamos por vocês dia 12 de Março!

Alexandre de Sousa Carvalho

2 respostas a F.A.Q.

  1. merda diz:

    VOCS ESTÃO FELIZES ? PARECE QUE SIMMM…E AINDA POR ÇIMA MANDAM OS MANIFESTANTES “DAR UMA VOLTA” CONVIDADO-OS CRIAR MOVIMENTOZINHOS ..NAO ERA PREFERIL COMEÇAR DOS 300.000 DO QUE DO ZERO????!! NAO VOS COMPRENDO MALTA… 2 MILHOES NA POBREZA…RAZÃO : emprego ; 2 MILHOES NA PRECARIEDADE NA INSTABILIDADE CONTRATUAL… RAZÃO : emprego ; 700.000 DESEMPREGADO. RAZÃO : desemprego !!! SERÁ QUE ESTAO Á ESPERA DAS ELEICOES DE 5 DE JUNHO?? SERÁ QUE FOI O CAVAQUINHO QUE VOS PEDIU PARA ACALMAR OS ANIMOS ??? MILHARES DE PORTUGUESES/AS ESTÃO FURIOSOS/AS COM TANTAAAAAAAAAAAA INDIFERENÇA VOSSA…. E DISSE…XAUUUUUUUUUUUUU

  2. Apd Associação Portuguesa de Desempregados (Fernando Santos) diz:

    Caro Alexandre
    Em 1º lugar dar-lhe felicitações a si e aos outros 3 pela iniciativa.
    Se precisarem de alguma ajuda na preparação do evento estou disposto a ajudar naquilo que for preciso.
    Deixo aqui a sugestão de que era bom que houvesse reuniões dos promotores com algumas páginas ou grupos que tem ajudado na promoção e que tambem poderão ajudar na organização.
    Se não for possivel essas reuniões por falta de espaço para reunir embora isso até um café serve, ou falta de tempo, era bom poder contactar e falar através do Skype onde nós podemos falar uns com os outros á vontade sobre a preparação do evento porque isto falar de no chat não é a mesma coisa, até para nos conhecermos uns aos outros.
    O meu contacto de skype é apdesempregados basta adicionar e depois poderiamos falar do evento e quem diz connosco diz com todos os que queiram ajudar na organização.
    É verdade a questão do Palco já está resolvida ou não?

    Um Abraço
    Fernando Santos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s